terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ano Novo Mágico - Magias para você fazer de 2012 um ano ainda melhor!!!

Ano Novo mágico
O que você pode fazer para seu ano novo ser mais colorido?

Usada há séculos em quase todas as culturas, a Magia Simpática ou Simpatia é uma forma de magia ou feitiçaria simples relacionada intimamente ao conhecimento popular. Normalmente de origem campesina, tem como essência a cultura e superstição ancestral que sobrevive nos tempos da modernidade e ganha força na época de fim de ano.

Nesta época, milhares de pessoas se utilizam dessa prática para atrair amor, saúde, dinheiro e felicidade em suas vidas. Usando ingredientes cotidianos e cheios de simbolismo as simpatias mantêm crenças antigas e nos fazem reviver o tempo em que a magia estava presente no dia a dia das pessoas comuns.

Aproveitando que o final do ano se aproxima e nos preparamos para a chegada de 2012, um ano cheio de expectativas e previsões controversas, propomos um breve passeio por algumas culturas e suas dicas de simpatias para começar o novo ano cheios de sorte e energias positivas. Afinal uma ajudinha dos céus é sempre bem vinda!


Receita Chinesa da Prosperidade

A China é um país cheio de crenças e misticismo com uma enorme diversidade cultural e sabedoria popular que orienta desde a saúde a receitas para fartura e felicidade. Entre os muitos elementos utilizados para atrair bons presságios estão o pêssego, fruto originário da China e que simboliza a longevidade, o arroz que simboliza fartura, o número 8 que é o número do sucesso e da realização na cultura chinesa e finalmente as cores vermelho e dourado que são consideradas as cores da felicidade e da prosperidade utilizadas para atrair dinheiro e sucesso.

Seguindo uma tradição da China central para atrair prosperidade, na virada do ano arrume uma pequena mesa num dos cantos da sua sala ou hall de entrada o mais próximo possível da porta. Sobre a mesa coloque uma toalha vermelha, um castiçal com uma vela dourada, um pote de cerâmica com arroz cru contendo dezesseis moedas e um prato com o número de pêssegos correspondente ao número de moradores da residência. Acenda a vela e peça aos deuses da prosperidade, um ano novo cheio de fartura, saúde e felicidade. No dia seguinte você poderá recolher os utensílios utilizados, distribuindo as frutas entre os membros da família e guardando o pote de arroz e moedas na sua cozinha ou dispensa próximo aos potes de mantimentos.




Taça Húngara para atrair Felicidade

Pouco conhecida da maioria das pessoas, a cultura húngara é rica em simbolismo e magia simpática oriunda de séculos de migrações culturais da Europa, oriente médio e Ásia. Se você quiser atrair felicidade para o novo ano segundo essa cultura, precisará de uma taça grande de vidro ou cristal. Amarre na base da taça sete fitas coloridas (que representam a alegria). Coloque então um punhado de sete grãos diversos (arroz, feijão, feijão branco, lentilha, milho etc.) com sete moedas antigas e sete moedas correntes.

Essa taça deverá estar sobre a mesa na virada do ano e no dia seguinte poderá ser guardada junto aos mantimentos.

Para o povo húngaro, bem como para outros povos, a Taça tem simbolismo especial, pois é onde brindamos a felicidade e as conquistas em todos os sentidos (casamentos, nascimentos, vitórias). Para muitos, a taça também é símbolo da receptividade do útero, ou seja, fecundidade e fertilidade.

Oferenda para o deus Ganesha para atrair Felicidade

Com milhões de deuses e deusas, o hinduísmo tem sua origem no Brahmanismo, uma das religiões mais antigas ainda praticadas no mundo. De maneira geral o hinduísmo, possui como foco principal três conceitos fundamentais: Respeito pela ordem cósmica; obediência ao destino de cada um; e o serviço à pureza, estabelecido pelos deuses quando do nascimento do indivíduo, de acordo com sua casta de origem.

Neste caldeirão borbulhante, Ganesha é um dos deuses (ou divindades) mais populares. Ele é filho de Shiva (divindade parte da trindade divina, deus da transformação e rejuvenescimento) e Parvati (uma deusa que simboliza fertilidade, felicidade no casamento, magia e poder) dessa forma é muito comum entre hindus e simpatizantes da mitologia indiana fazer oferendas ao deus Ganesha pedindo prosperidade, fartura e felicidade. Se você quiser agradar essa divindade que representa o sucesso poderá ofertar frutas, flores e incensos pedindo a ajuda de Ganesha colocando sua oferenda num pequeno altar consagrado ou mesmo junto a um jardim próximo a um rio ou lago.

O Pão nosso de cada dia

Símbolo do sustento diário de milhões de famílias no mundo todo e reconhecido em diversas religiões como alimento sagrado o pão é um dos elementos mágicos mais utilizados na magia simpática. No antigo Egito era utilizado como pagamento de salário, um dia de trabalho correspondia a três pães e dois jarros de cerveja. No judaísmo assim como no islamismo ele é o centro da confraternização entre os religiosos nos rituais sagrados de louvor e adoração a Deus.

No catolicismo o pão está associado ao dogma da última ceia onde Jesus teria consagrado o pão como símbolo do seu corpo oferecido em sacrifício. Dessa maneira, diversas culturas se utilizam desse alimento como um ímã para a fartura e a união nas famílias tornando-se parte fundamental nas refeições onde se comemora os novos ciclos de vida, entre eles o Ano Novo.

Na primeira refeição do ano de muitas famílias romenas existe a prática de ter sobre a mesa dois pratos: o primeiro contendo três pães d’água, um punhado de sal e moedas antigas e novas para atrair dinheiro e um segundo prato com três pães doces regados com mel de abelhas e um cálice de vinho para atrair união, saúde e realizações.

Para atrair energias positivas e repelir as negativas

Base para a culinária em todas as partes do mundo a Cebola com seu toque inconfundível de sabor já serviu de moeda na idade média sendo muito utilizada como forma de pagamento e tinha tanto valor que era costume presentear os noivos recém casados com cebolas para atrair prosperidade. Por outro lado em algumas culturas africanas as cebolas têm a fama de espantar maus espíritos, a inveja e o olho gordo.

Na observação dessas diferentes peculiaridades da cebola o caldeirão de mistura cultural da magia popular tornou uma prática muito comum ter uma trança de cebolas pendurada na cozinha de casa para atrair prosperidade e afugentar as energias negativas. Na véspera do ano novo é colocada uma nova trança de cebolas e são queimadas em carvão as cascas de cebola da trança do ano que termina fazendo assim uma defumação que atrai dinheiro e espanta o mal.

Da cultura afro-brasileira para o mundo

Um símbolo da diversidade religiosa do Brasil é prática comum, de milhares de pessoas de diferentes religiões, na virada do ano, de oferecer flores a Iemanjá, orixá feminino, mãe de diversos outros orixás, conhecida como a deusa do mar, para agradecer o ano que termina e pedir bênçãos para o novo ano.

Segundo o Candomblé e as Nações de origem Africana Iemanjá representa o arquétipo da Grande Mãe cultuada como uma deusa benevolente e muito vaidosa. Nos últimos quinze anos com a formação de muitos centros de Umbanda e Religiões Afro-Brasileiras na Argentina e Uruguai tem crescido o número de fiéis nesses países que adotaram essa prática que talvez tenha uma origem ainda mais antiga, pois alguns estudos associam a deusa africana com a grande deusa egípcia Ísis que recebia oferendas de flores, perfumes e lanternas luminosas as margens do rio Nilo nas noites que marcavam o início dos novos ciclos.

Para aqueles que quiserem aderir a prática vale lembrar que segundo a crença popular é preciso “pular” sete ondas fazendo os pedidos para depois ofertar a Iemanjá.

Toques de Magia

São muitas as dicas de magia popular e simpatias que existem, algumas mais simples outras um pouco mais elaboradas assim como muitas são as ciências esotéricas e crenças que podem orientar nossos passos para uma vida mais feliz e harmoniosa. Não nos esqueçamos da valiosa orientação astrológica que traz a Lua como regente de 2012, os Orixás Oxum e Logum Edé segundo alguns Babalorixás do Candomblé e Oxalá e Iemanjá segundo alguns sacerdotes de Umbanda.

Vejamos em nossa própria família dicas mágicas que foram trazidas por nossos ancestrais e que se tornaram receitas que avós e tias sempre têm guardadas para nos ensinar, juntamente com todas as receitas desse caldeirão mágico que é o Brasil em sua imensa diversidade cultural e religiosa. Porém, sem deixar de lado nossas responsabilidades e sabendo que somos agentes mágicos em essência, capazes de transformar nossas própria vidas, assim como a vida daqueles a nossa volta.

Sejamos felizes buscando o autoconhecimento, deixando para trás não somente o ano velho, mas também os velhos hábitos, despindo nossas máscaras e encarando de cara limpa o novo ano. Dessa forma, estaremos encarando a verdade de tudo o que temos e daquilo que realmente precisamos para nossa realização e sermos de fato felizes.

Assim sendo, desejo um Feliz 2012 para todos nós e que possamos caminhar numa estrada que nos faça a cada dia homens mais maduros e mulheres mais plenas.

Autor: Luciano Machado - lucianomachado@terra.com

2 comentários:

Gilvania disse...

Nossa, Lechinski! Muito bom esse artigo!
Falou de outras religiões.
Parabéns pela mente aberta!
Beijos!

Gilvania disse...

Nossa, Lechinski! Muito bom esse artigo!
Falou de outras religiões.
Parabéns pela mente aberta!
Beijos!